FILMES INTERESSANTES COM TEMAS DE ENSINO

Escola de Rock (School of Rock)

Escola de Rock, também chamado de The School of Rock, é uma comédia musical americana de 2003, dirigida por Richard Linklater, escrita por Mike White e estrelada por Jack Black. A trama principal discorre sobre o cantor e guitarrista de rock Dewey Finn (interpretado por Black), que é unanimemente expulso da sua banda e acaba se disfarçando de professor substituto numa prestigiada escola preparatória, onde forma uma banda com alunos do 5º ano para vencer a Battle of the Bands (Batalha das Bandas) e poder pagar o aluguel do seu apartamento.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poet Society)

Sociedade dos Poetas Mortos é um drama americano de 1989 estrelado por Robin Willians e dirigido por Peter Weir. O filme se passa em uma escola preparatória conservadora e aristocrática para garotos, e conta a história de um professor inglês que inspira seus alunos a mudar sua vida de conformismo pelo ensino de poesia e literatura.

O tema transcorre em 1959 na ficcional Welton Academy em Vermont, e foi filmado na St. Andrew's School em Middletown, Delaware. O script, escrito por Tom Schulman, é baseado em sua vida na Montgomery Bell Academy, uma escola preparatória exclusiva para garotos em Nashville, Tennessee.

A Guerra dos Donos do Amanhã (Class of 1999)

A Guerra dos Donos do Amanhã é um filme de ficção científica de 1990, dirigido por Mark L. Lester. É a continuação do filme de 1982 do mesmo diretor, Os Donos do Amanhã (Class of 1984). O filme se passa no futuro e a violência das gangues de jovens é tão alta que as áreas ao redor de algumas escolas se tornaram "zonas de fogo livre", nas quais nem a polícia se aventura. Quando Miles Langford (Malcolm McDowell), diretor da Kennedy High School, decide recuperar sua escola do controle das gangues, o especialista em robótica, Dr. Robert Forrest (Stacy Keach), fornece "unidades de educação táticas". Esses androides parecidos com humanos foram programados para ensinar e possuem armas para lidar com os problemas de disciplina. Essas crianças recebem uma lição... por ficarem vivas.

O Preço do Desafio (Stand and Deliver)

O Preço do Desafio é um drama americano de 1988. O filme é uma dramatização baseada na história real de um dedicado professor de matemática do ensino médio, Jaime Escalante. Edward James Olmos figurou Escalante no filme e recebeu um Oscar de Melhor Ator pelo seu papel.

Jaime Escalante, professor de matemática do leste de Los Angeles cuja história inspirou o filme, morreu de câncer de bexiga na casa do filho em 30 de março de 2010.

Curso de Verão (Summer School)

Nesse filme americano lançado em 1987, um professor de educação física do ensino médio tem grandes planos para o verão, mas se vê forçado a cancelá-los para dar aulas de inglês para alunos desajustados e vagabundos. Felizmente, com seu jeito não convencional de ensinar em aulas externas e divertidas, começa a se conectar com os alunos e até mesmo inspirar o ânimo de alguns.

Ao Mestre com Carinho (To Sir with Love)

Ao Mestre com Carinho é um drama inglês de 1967 estrelado por Sidney Poitier, que lida com questões sociais e de racismo em uma escola localizada numa área central e pobre de Londres James Clavell dirigiu e escreveu o roteiro do filme, com base no romance semiautobiográfico de mesmo nome de E. R. Braithwaite. A música título do filme, To Sir, with Love, interpretada por Lulu, alcançou a primeira posição nas rádios dos Estados Unidos e, por fim, foi a música número 1 da revista Billboard no ano de 1967. O filme ficou em 27º lugar na lista da Entertainment Weekly de 50 Melhores Filmes de High School.

Um Novato na Máfia (The Freshman)

Um Novato na Máfia é um filme americano de crime e comédia de 1990, estrelado por Marlon Brando e Matthew Broderick, no qual Brando parodia sua atuação como Don Corleone em O Poderoso Chefão.

A trama envolve aspectos peculiares, como o envolvimento de Broderick num negócio ilícito que vende animais exóticos e ameaçados como iguarias; o personagem de Broderick, um aluno do primeiro ano da New York University, recebe a tarefa de entregar um lagarto da espécie dragão-de-komodo.

Mudança de Hábito (Sister Act)

Dirigido por Emile Ardolino. Estrelado por Whoopi Goldberg, Maggie Smith, Kathy Najimy. Quando uma cantora nada religiosa testemunha um crime, a polícia a esconde como freira em um convento tradicional, onde ela encontra problemas para se adaptar.

O Espelho Tem Duas Faces (The Mirror has Two Faces)

O Espelho Tem Duas Faces é uma comédia dramática americana de 1996, produzida e dirigida por Barbra Streisand, que também atua no filme. O roteiro de Richard LaGravenese é baseado no filme francês de 1958, Le Miroir à deux faces, escrito por André Cayatte e Gérard Oury, e enfoca uma mulher simples que se transforma em uma mulher bela, causando problemas no seu casamento. O filme é estrelado por Streisand, Jeff Bridges, Pierce Brosnan, George Segal, Mimi Rogers, Brenda Vaccaro e Lauren Bacall. O filme recebeu várias críticas por ser uma produção egocêntrica de Streisand que, com Marvin Hamlisch, Robert John "Mutt" Lange e Bryan Adams, também compôs a música tema do filme, I Finally Found Someone, e a cantou na trilha sonora com Adams.

Adorável Professor (Mr. Holland’s Opus)

Adorável Professor é um drama americano de 1995, no qual Richard Dreyfuss faz o papel de Glenn Holland, músico e compositor que começa a trabalhar como professor para pagar seu aluguel, enquanto tenta compor uma música memorável para ficar famoso. No entanto, durante o curso, ele descobre a paixão pelo ensino que ainda não conhecia e acaba se dedicando mais a isso.

Adorável Professor é apresentado como uma biografia do personagem principal de mesmo nome, Glenn Holland, um professor de música com 30 anos de carreira na escola da ficção John F. Kennedy High School em Portland, Oregon.

O Clube do Imperador (The Emperor’s Club)

O Clube do Imperador é um filme de 2002, que conta a história de um professor de uma escola preparatória e seus alunos. Baseado no conto de Ethan Canin, “The Palace Thief”, o filme é dirigido por Michael Hoffman e estrelado por Kevin Kline. O filme se passa, na ficção, na escola preparatória de garotos St. Benedict's Academy, localizada em Andover, Massachusetts. Foi filmado na Emma Willard School em Troy, Nova York, embora a ficcional St. Benedict's Academy tenha sido inspirada na Phillips Exeter Academy, uma escola preparatória de prestígio localizada em Exeter, New Hampshire.

Meu Mestre, Minha Vida (Lean on Me)

Dirigido por John G. Avildsen. Estrelado por Morgan Freeman, Beverly Todd, Robert Guillaume. O dedicado, porém tirano, Joe Clark é nomeado diretor de uma escola decadente no centro da cidade, a qual ele está determinado a melhorar. Baseado em uma história real.

Mentes Perigosas (Dangerous Minds)

Mentes Perigosas (1995) é um drama americano baseado na autobiografia My Posse Don't Do Homework da ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, LouAnne Johnson, que assumiu a posição de professora na Carlmont High School em Belmont, Califórnia; Nessa escola, a maioria dos alunos eram adolescentes afro-americanos e hispânicos de East Palo Alto, cidade então não incorporada no extremo oposto do distrito da escola.

O filme, estrelado por Michelle Pfeiffer como LouAnne Johnson, foi recebido com várias críticas, mas acabou se tornando um sucesso no verão de 1995, levando à criação de uma série curta de televisão com o mesmo nome.

O Homem sem Face (The Man Without a Face)

O Homem sem Face é um drama de 1993, estrelado e dirigido por Mel Gibson. O filme é baseado no romance de Isabelle Holland de 1972 com o mesmo nome. O debut de Gibson como diretor recebeu avaliações respeitosas da maioria dos críticos. O filme se passa em uma época turbulenta do final da década de 1960. Nos últimos sete anos, Justin McLeod (Gibson) viveu a vida como um pintor recluso. McLeod, ex-professor, vive assim desde que um acidente de carro o deixou desfigurado e matou um de seus alunos. No entanto, um jovem chamado Chuck precisa de um tutor para ajudá-lo a passar no exame de admissão da academia militar. Por fim, ele consegue persuadir McLeod a se tornar seu professor e os dois desenvolvem uma amizade.

O Substituto (The Substitute)

O Substituto é um filme de ação-crime-suspense de 1996, dirigido por Robert Mandel e estrelado por Tom Berenger, Ernie Hudson, Marc Anthony, William Forsythe, Raymond Cruz e Luis Guzmán. A trama envolve a vida de Shale (Berenger), um mercenário que se disfarça de professor do ensino médio em Miami para combater uma gangue. No início do filme Shale chega em casa de uma missão desastrosa na qual três dos seus homens foram mortos em uma operação em Cuba. Ele chega em Miami e descobre que um ataque deixou sua namorada, Jane Hetzko, com o joelho quebrado. Shale decide fazer o papel de um professor substituto formado em Harvard e recruta seus ex-soldados (Raymond Cruz, Luis Guzmán, Richard Brooks e William Forsythe) para encontrar os criminosos. Enquanto ensina história, Shale cruza com o líder da gangue Kings of Destruction (KOD), Juan Lacas (Marc Anthony). Shale descobre que Lacas foi o responsável pelo ataque a Jane, mas essa é apenas a ponta do iceberg de suas atividades abomináveis. A equipe de Shale se infiltra na escola e começa uma vigilância militar nos banheiros e corredores, que leva à descoberta de que Lacas trabalha em cooperação com o diretor Rolle (Ernie Hudson) usando ônibus escolares e seus compartimentos secretos como veículos para a distribuição de heroína na grande Miami.

O Sorriso de Monalisa (Mona Lisa’s Smile)

O Sorriso de Monalisa é um filme americano de 2003, dirigido por Mike Newell, escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, e estrelado por Julia Roberts, Kirsten Dunst, Maggie Gyllenhaal e Julia Stiles. O título é uma referência à Monalisa, a famosa obra de Leonardo da Vinci, e à música de mesmo nome, originalmente interpretada por Nat King Cole, que foi regravada por Seal para o filme. O Sorriso de Monalisa conta a história de Katherine Ann Watson (Julia Roberts), uma professora que estudou na University of California, Los Angeles e deixa o namorado para trás em Los Angeles para ensinar na Wellesley College, uma escola particular conservadora de artes liberais só para garotas em Massachusetts, Estados Unidos, em 1953.

A Corrente do Bem (Pay it Forward)

Estrelado por Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Osment. Um jovem tenta fazer do mundo um lugar melhor depois que seu professor lhe dá essa chance. Um menino de 12 anos de Las Vegas, Nevada, chamado Trevor McKinney (Haley Joel Osment), recebe um projeto de classe do professor de estudos sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey), um homem com terríveis cicatrizes de queimaduras no rosto e pescoço. Sua tarefa é apresentar um plano que mudará o mundo pela ação direta. No seu caminho da escola para casa ao final do dia, Trevor repara em um mendigo, Jerry (James Caviezel), e decide fazer a diferença na vida de Jerry. Trevor apresenta o plano "corrente do bem" fazendo uma boa ação para três pessoas, as quais devem, por sua vez, fazer boas ações para três outras pessoas, criando um esquema de pirâmide de caridade. O plano de Trevor é ajudar Jerry dando comida e moradia, assim ele poderá "andar com as próprias pernas".

Escritores da Liberdade (Freedom Writers)

Escritores da Liberdade é um drama de 2007 estrelado por Hilary Swank, Scott Glenn, Imelda Staunton e Patrick Dempsey. É baseado no livro The Freedom Writers Diary da professora Erin Gruwell, que escreveu a história baseada na Woodrow Wilson Classical High School, em Long Beach, Califórnia. O título é um jogo de palavras com o termo "Freedom Riders", referindo-se aos ativistas dos direitos civis multirraciais que testaram a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos ordenando a desagregação dos ônibus interestaduais em 1961. A ideia do filme surgiu do jornalista Tracey Durning, que fez um documentário sobre Erin Gruwell para o programa da ABC News, Primetime Live.

Um Tira no Jardim de Infância (Kindergarden Cop)

Um Tira no Jardim de Infância é uma comédia-suspense americana de 1990 estrelada por Arnold Schwarzenegger. Schwarzenegger atua no papel de John Kimble, um detetive policial durão que precisa se disfarçar de professor do jardim de infância para capturar um traficante de drogas, Cullen Crisp (Richard Tyson), antes que Crisp encontre sua ex-mulher e seu filho. Enquanto isso, ele descobre sua paixão por ensinar. Pamela Reed é sua parceira Phoebe O'Hara, e Penelope Ann Miller é Joyce, a professora pela qual Kimble se interessa. A música original foi composta por Randy Edelman. Schwarzenegger recebeu um salário de US$ 12 milhões pelo filme.

Encontrando Forrester (Finding Forrester)

Encontrando Forrester é um drama americano de 2000, escrito por Mike Rich e dirigido por Gus Van Sant. Um jovem negro americano, Jamal Wallace (Rob Brown), é convidado para uma escola de ensino médio particular de prestígio. Por acaso, Jamal faz amizade com um escritor recluso, William Forrester (Sean Connery), com o qual ele refina seu talento natural de escrever e acaba descobrindo sua identidade. Anna Paquin, F. Murray Abraham, Michael Pitt e Busta Rhymes atuam como coadjuvantes. Connery também foi um dos produtores do filme.

Escola da Vida

Ryan Reynolds interpreta Mr.D., o novo professor na Escola Fallbrook Middle. Bonitão, simpático e popular entre seus alunos e colegas, Mr. D. só não consegue agradar a Matt Warner (David Paymer), o professor de biologia do colégio, que está determinado a ganhar o Prêmio de Professor do Ano, mas teme perder sua chance para o novo e admirado educador.

A História de Ron Clark

Matthew Perry interpreta o personagem-título do filme, um professor cheio de ideias inovadoras e paixão por ensinar que vem de uma pequena cidade para trabalhar em uma escola repleta de desafios em Nova Iorque. Através de métodos não convencionais e regras próprias, Clark tem a missão de explorar ao máximo o potencial de seus alunos.

Música do coração (Music of the Heart)

Conta a história real de uma professor que luta contra o sistema educacional emu ma tentativa de ensinar música a alunos de uma comunidade pobre do Harlem. Interpretada por Meryl Streep, a professor Roberta Guaspari perde tudo em seu esforço, mas sua determinação por alcançar a felicidade dos alunos alcança resultados inspiradores.

O Grande Desafio (The Great Debaters)

Baseado em uma história real, esse filme, dirigido e estrelado por Denzel Washington conta a história de Melvin Tolson, um professor de debate que, através de seus métodos pouco convencionais, sua visão política e o poder das suas palavras, consegue motivar um grupo de alunos do Wiley College, do Texas, a participar de um campeonato de debates na Universidade de Harvard.

LIVRO RECOMENDADO