Certificados de proficiência

Certificados Internacionais de Proficiência em Língua Estrangeira

Por que obter um certificado internacional de proficiência é importante?
Certificados internacionais de proficiência são fontes seguras de que o candidato a professor possui conhecimento sólido da língua que almeja ensinar. Além disso, muitas universidades e instituições internacionais colocam um nível mínimo de conhecimento da língua como pré-requisito para ingresso, que deve ser comprovado através de um exame oficial. Além disso, muitos programas de mestrado e doutorado, que exigem proficiência em uma ou duas línguas, aceitam certificados de proficiência e permitem que os alunos sejam dispensados da prova específica de língua estrangeira durante o processo de seleção.
Selecionamos aqui os principais certificados internacionais de proficiência em vigor hoje para que você se informe sobre aquele que melhor se aplica a você.

Como posso me preparar para obter um certificado internacional de proficiência?
Você pode se preparar para um certificado de acordo com seu tempo disponível se você optar pelos materiais preparatórios abundantes no mercado. Para cada certificado existe uma gama de materiais que oferecem exercícios de prática, provas de anos anteriores, amostras de áudio, além de dicas importantes em relação ao formato da prova e como otimizar seu tempo. Se você é do tipo que tem pouca disciplina para estudar sozinho, você pode se matricular nos inúmeros cursos preparatórios oferecidos pelas boas instituições de ensino de idiomas. Seja qual for a maneira de se preparar, o mais importante é estar bastante familiarizado com o formato da prova e ter praticado bastante antes do big day! Boa sorte e bons estudos!

Inglês
CAMBRIDGE
É aceito em 3.500 universidades e por empregadores e governos no mundo todo. É oferecido em cinco níveis: básico (KET), intermediário (PET), intermediário superior (FCE), avançado (CAE) e proficiência (CPE). Os diferentes níveis estão alinhados com Quadro Comum Europeu de Referência (CEFR). O exame é subdividido em cinco testes: reading, listening, speaking, use of English e writing.
Acesse materiais preparatórios para os exames da Cambridge clicando aqui:
Sites: www.cambridge-efl.org.uk/brazil ou www.culturainglesasp.com.br


TOEFL
É um dos testes mais respeitados no mundo. O Test of English as a Foreign Language é reconhecido por mais de 9000 faculdades e universidades em 130 países. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa. O teste não é dividido em níveis, mas o candidato obtém uma pontuação de acordo com seu desempenho.
Acesse materiais preparatórios para o TOEFL clicando aqui:
Site: www.toefl.org

IELTS
O International English Language Testing System é um exame aceito por mais de 8000 instituições na Grã-Bretanha, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. É destinado para comprovar a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
Acesse materiais preparatórios para o IELTS clicando aqui:
Sites: www.ielts.org ou www.ielts.org/default.aspx

TOIEC
A sigla TOIEC significa Test of English for International Communication. É um exame que mede as habilidades diárias no mundo executivo em um ambiente internacional. Empresas do mundo todo utilizam esse exame para promover e contratar funcionários.
Há formas diferentes de avaliações: O TOEIC Listening & Reading Test - que consiste de testes de compreensão auditiva e leitura valendo 900 pontos - e o TOEIC Speaking & Writing Test que consiste em testes de pronuncia, vocabulário, gramática e fluência totalizando 400 pontos.
Acesse materiais preparatórios para o TOEIC clicando aqui:
Site: www.ets.org/toeic

Espanhol
DELE
É o certificado oficial para comprovar proficiência na língua Espanhola do Ministério da Educação, Cultura e Esporte Espanhol e do Instituto Cervantes. O instituto Cervantes é o instituto responsável pela aplicação das provas. É reconhecido pelas universidades e utilizado para pedido de bolsas de estudo e ingressos. O teste compreende questões de múltipla escolha, questões de interpretação de texto e gramática e testes de compreensão auditiva, redação e expressão oral. O DELE segue o quadro comum Europeu de Referência (CEFR).
Acesse materiais preparatórios para o DELE clicando aqui:
Sites: www.dele.org ou www.diplomas.cervantes.es

Francês
DALF e DELF
Concedidos pelo Ministério da Educação da França, são diplomas de nível superior de Francês para estrangeiros que gostariam de cursar universidades na França ou países falantes da língua francesa, com validade indefinida. O DELF (Diplome d’études em langue française) é destinado a alunos de nível intermediário de Francês enquanto o DALF (Diplome Approfondi de Langue Française) é destinado para alunos avançados. Possuem 6 exames diferentes, cada um correspondendo a um nível do CEFR.
Acesse materiais preparatórios para o DALF e DELF clicando aqui:
Sites:
www.aliancafrancesa.com.br

Italiano
CELI e CILS
Tanto o CELI – Certificato di conoscenza della Lingua Italiana – quanto o CILS – Certificato di italiano come Lingua Straniera – atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia, na Itália e O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena.
Sites: www.unistrapg.it - www.unistrasi.it ou www.iicsp.org

Alemão
Instituto Goethe - KDS – Kleines Deutsches Sprachdiplom
Aceito pelas universidades da Alemanha – e em países falantes de alemão para ingresso em cursos superiores e pedidos de bolsa de estudo e por empresas como comprovante de conhecimentos de alemão. O certificado é concedido pela Universidade de Munique com colaboração do Instituto Goethe.
Site: www.goethe.de/br

Quadro Comum Europeu de Referência (Common European Framework)

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas. É usado no mundo todo para descrever as habilidades de um indivíduo em um idioma. O CEFR é subdividido em seis níveis, sendo que os níveis A1 e A2 descrevem as habilidades de iniciantes, B1 e B2 para o nível intermediário e C1 e C2 para os níveis mais avançados. O quadro descreve com detalhes o que é esperado de cada um dos níveis nos diferentes aspectos da língua. Clique aqui para maiores informações.

LIVRO RECOMENDADO