Recrutamento e seleção de professores de idiomas – Um desafio para escolas

Quando pensamos na forma como os professores de idiomas são selecionados e escolhidos para ministrar aulas em uma escola, temos que elencar os diferentes tipos de processos seletivos. Nas escolas públicas, os professores são selecionados através de concursos cujas provas devem medir tanto o conhecimento da língua quanto de questões didáticas e metodológicas. Nas escolas de idiomas, os candidatos são selecionados e escolhidos através de provas específicas, análises de currículo e, muitas vezes, dinâmicas de grupo e treinamentos na metodologia utilizada. Nesse último caso, o desempenho no treinamento muitas vezes será fator determinante na escolha deste profissional.

Ao analisarmos o processo seletivo em escolas de idiomas, concluímos que a presença de um profissional capacitado para conduzir o processo é essencial. O coordenador ou orientador pedagógico deve possuir a qualificação que o permita liderar tais procedimentos. Tendo isso em mente, o trabalho de selecionar profissionais da área de idiomas se torna um desafio para as escolas particulares, pois os coordenadores e orientadores pedagógicos atuando em tais organizações não são, na grande maioria das vezes, capacitados para tal missão. Esses profissionais não podem direcionar seu trabalho para uma ou outra área específica e não possuem conhecimento linguístico ou metodológico suficientes para avaliar a qualificação de um candidato.

Pensando nisso, a Teach-in oferece serviços de consultoria na contratação de professores de idiomas. Nosso trabalho começa na seleção de currículos, passando por um processo seletivo no qual os candidatos são avaliados tanto no conhecimento da língua quanto em suas capacidades de gerenciamento de sala de aula e metodologia de ensino de línguas. Com um resultado em mãos, a escola pode tomar uma decisão informada, que se baseia não apenas nas impressões geradas pelo currículo do candidato, mas também em sua real capacidade, medida por profissionais qualificados e com experiência.

Sabemos que a decisão de contratar um profissional deve ser tomada somente quando se tem a certeza de que o candidato de fato fará a diferença naquela organização. Se sua escola se enquadra no perfil descrito, contate-nos e agende uma visita.

Para saber mais sobre este serviço de Consultoria, entre em contato conosco através de nosso formulário de contato em nosso Portal.

LIVRO RECOMENDADO