Course plans

É possível planejar meu ano letivo sem adotar um material didático específico?

Há inúmeras vantagens em se adotar um material didático para o ensino de inglês. Você tem a comodidade de receber um programa de ensino definido, com conteúdos pré-determinados e atividades prontas para uso. O livro didático traz uma sensação de conforto, tanto para o professor quanto para a escola. Além disso, os pais tendem a confiar mais em programas que adotam um material específico, já que é possível para eles acompanhar mais de perto o desenvolvimento do curso e o que exatamente seus filhos estão aprendendo.

Entretanto, o uso de um único material didático pode ter seus percalços. É muito difícil encontrar um material que reflita, em sua totalidade, nossas próprias ideias sobre ensinar uma língua, os conteúdos que julgamos importantes em cada etapa do aprendizado e a maneira como esses conteúdos são apresentados. Além disso, o material didático pode ser excelente do ponto de vista linguístico, mas falhar imensamente na forma como esse conteúdo é transmitido, ou seja, os tópicos escolhidos podem não refletir a realidade e os interesses dos alunos.

Se você é um professor com certa experiência, bastante criatividade e um pouquinho de tempo, é possível equilibrar a conveniência do livro didático e sua liberdade de escolha elaborando um programa de ensino com base em projetos temáticos. Podemos chamar a ideia de uma tentativa ao Project-Based Learning, sem necessariamente dependermos de outras áreas de atuação, mas ainda assim nos preocupando com a interdisciplinaridade. Com um programa como os modelos apresentados aqui, você tem a vantagem de desenvolver a linguagem de acordo com o tema que deseja abordar e não o contrário. Nossos modelos foram elaborados de forma que os tópicos se interligassem, dando aos alunos um senso de continuidade; tomando-os como guia em seu planejamento, é possível utilizar apenas o que há de melhor nos materiais didáticos que você já conhece, ou ainda não utilizar livro algum! A internet oferece hoje uma gama de materiais para download, que nos permite selecionar atividades que se adaptam perfeitamente aos nossos objetivos. Lembramos ainda que você pode desenvolver atividades usando sua criatividade e conhecimento das particularidades de cada classe. Vamos tentar?

LIVRO RECOMENDADO