Workshops

A Teach-in oferece diversos workshops para qualificação de profissionais de ensino de idiomas. Conheça a relação de workshops disponíveis e entre em contato conosco para solicitar uma proposta CLICANDO AQUI:

Ensino Reflexivo
Esse workshop tem como objetivo compreender o conceito de ensino reflexivo na área de LE (língua estrangeira) e aplicá-lo antes, durante e depois da prática diária de sala de aula.
Durante o workshop, os participantes serão expostos às teorias que servem de base para o ensino reflexivo, podendo vislumbrar oportunidades às quais tais conceitos podem ser aplicados. Serão apresentados exemplos de práticas de ensino através de filmes, proporcionando oportunidade para a reflexão sobre a prática do outro, para que então possam refletir sobre sua própria prática.

Quem é seu aluno? O papel do professor na manutenção de seus alunos na escola.
Esse workshop tem como objetivo tecer reflexões acerca dos diferentes perfis de alunos dentro de uma escola de idiomas. Durante o workshop, os participantes serão apresentados a diferentes perfis de alunos, suas necessidades e principais fatores motivacionais. Posteriormente, será proposta uma reflexão para a busca de melhores maneiras de motivá-los e mantê-los satisfeitos com o que a escola oferece.

Mistakes and corrections? How to go about them?
Esse workshop tem como objetivo conscientizar o professor de idiomas dos vários tipos diferentes de “erros” que os alunos cometem durante sua aprendizagem, assim como a melhor maneira de lidar com eles. Serão trabalhadas as diferenças entre os conceitos de mistake, error e slip, tipos de correção para cada objetivo pedagógico (accuracy X fluency) e process writing.

Warm ups and games for the language classroom
Esse workshop tem como objetivo propiciar ao professor de língua estrangeira diferentes formas de motivar seus alunos através do uso de jogos e warm ups. Durante o workshop, os professores serão expostos a diversos tipos de warm ups com diferentes objetivos, além de jogos para diversas faixas etárias e níveis de aprendizado.

Using Videos in the EFL Classroom
Esse workshop tem como objetivo trazer para a sala de aula recursos que complementam o uso do livro didático e que transformam a aula de língua estrangeira em um ambiente dinâmico e comunicativamente relevante para o aprendizado de uma língua estrangeira. Durante o workshop serão apresentadas as diferentes etapas e objetivos de uma aula de vídeo, que serão ilustradas com atividades autênticas. Dentre os gêneros apresentados estão animações, sitcoms, vídeos de canais online, etc.

Teaching Children
Nosso mini-curso tem como objetivos:

• Apresentar as diferentes teorias de aquisição de linguagem e suas implicações para o ensino de idiomas para crianças;

• Apresentar as diferentes fases de desenvolvimento da criança, assim como suas habilidades em cada uma das fases;

• Analisar, do ponto de vista do ensino de língua estrangeira, as melhores atividades a serem colocadas em prática em cada fase do desenvolvimento;

• Explorar as quatro habilidades e suas nuances em cada fase de desenvolvimento;

• Explorar o conceito de múltiplas inteligências de Gardner e sua aplicação ao ensino de língua estrangeira para crianças;

• Capacitar os alunos-professores a refletir sobre sua prática, compreendendo a importância dos conceitos teóricos apresentados para a sala de aula de língua estrangeira para crianças;

• Orientar os professores-alunos na preparação de modelos de aula nos quais possam colocar em prática os conceitos apresentados, oferecendo oportunidade de reflexão em grupo.

Esse mini curso terá a carga horária de 12 horas-aula divididas em 4 encontros, nos quais serão apresentados os conceitos teóricos, seguidos de discussões em grupos, sessões reflexivas e apresentações de mini-aulas (micro teaching sessions).

A importância da formação contínua para o professor de línguas
Esse workshop tem como objetivo tecer reflexões acerca dos possíveis caminhos a serem percorridos pelos profissionais de Língua Inglesa e de como proceder para alcançá-los. Através de uma reflexão sobre o papel do educador no mundo de hoje e da importância de nos mantermos atualizados e qualquer área de atuação, pretendemos motivar o professor a procurar caminhos que o levem ao crescimento profissional e a um grau cada vez maior de especialização em sua área. Ideal para profissionais recém-formados ou em busca de atualização.

Pronunciation
Nosso mini-curso objetiva:

• Entender o aparelho fonatório humano e como os sons são produzidos;

• Conscientizar os professores das diferenças entre os sons do Português e do Inglês;

• Promover a prática dos sons usando técnicas diferentes;

• Trabalhar entonação e articulações;

• Oferecer insumo para a prática autônoma da pronúncia do inglês.

O curso terá a carga horária de 9 horas-aula, divididas em 3 encontros. Durante esses encontros, serão apresentados os conceitos, que serão seguidos de discussões em grupos.

Aplicando as múltiplas inteligências no ensino de língua estrangeira
Nosso workshop objetiva explorar o conceito de múltiplas inteligências de Gardner e sua aplicação ao ensino de língua estrangeira. Durante esse workshop exploraremos o conceito de múltiplas inteligências e o que consiste cada uma das nove inteligências apontadas por Gardner. Em seguida os alunos-professores serão convidados a analisar diferentes atividades e tarefas, de forma a determinar a inteligência mais trabalhada em cada uma delas. Finalmente, o aluno-professor poderá adaptar seu material didático e atividades de sala de aula a cada uma das inteligências. Esse workshop terá uma carga horária de 09 horas-aula.

Motivation – What keeps our students motivated
Esse workshop tem como objetivo entender o conceito de motivação e suas subdivisões. Com base na teoria proposta, o aluno-professor será convidado a tecer reflexões acerca do que motiva o ser humano em suas diversas etapas da vida e como a motivação influencia no aprendizado de uma língua estrangeira. Os participantes irão discutir diferentes formas de motivar o aluno dentro e fora da sala de aula de acordo com sua faixa etária e objetivo.

Aula inaugural – vamos encantar nosso aluno!
Nesse workshop pretendemos encantar o professor para que ele possa encantar o aluno em sua primeira aula do semestre. A primeira impressão é a que fica. Ideias, jogos e maneiras de começar o semestre de forma divertida e inesquecível. Ideal para equipes de escolas de idiomas.

Teacher’s roles and student’s roles. Do we understand them?
Será que nós professores sabemos mesmo qual é o nosso papel na sala de aula de hoje? Os alunos têm a mesma percepção e sabem qual é o seu papel na aprendizagem de um idioma? Neste workshop iremos discutir percepções e pontos de vista diferentes para podermos definir claramente os papéis de cada um dentro da sala de aula e assim alcançar resultados positivos no final de cada etapa. Ideal para escolas de idiomas.

Beyond the book – Using alternative resources in the classroom
Este workshop tem o objetivo de conscientizar o professor das inúmeras possibilidades de desenvolvimento dos tópicos apresentados nos livros de língua estrangeira, sem que haja a necessidade de segui-lo à risca. Através de atividades práticas, os professores poderão visualizar maneiras divertidas e eficazes de trabalhar o conteúdo proposto nos livros sem segui-los ao pé da letra.

LIVRO RECOMENDADO